Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Joana Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre as principais consequências da 2º Guerra Mundial, realizado no âmbito da disciplina de História (9º ano).
No final da 2ª Guerra Mundial, concluiu-se que houveram mais de 50 milhões de mortos, milhões de feridos, deportados, órfãos, desaparecidos e desalojados.
Faltavam alimentos e combustíveis, mesmo depois da guerra as pessoas continuavam a viver com senhas racionadas.
Também, 1,5 milhões de Coreanos foram enviados para o Japão como escravos.
O lançamento de duas bombas atómicas pelos EUA sobre o Japão, provocou cerca de 500 mil mortos e mais de 90% eram civis.
As acções de genocídio levaram à morte de cerca de 6 milhões de Judeus, inicialmente, viviam em guetos, depois, passaram a ser levados para campos de concentração, onde era obrigados a trabalhar violentamente, os que não podiam trabalhar, como deficientes, grávidas, algumas mulheres e crianças eram asfixiados em câmaras de gás, executados a tiro ou queimados. Os nazis, não só faziam só genocídio aos Judeus, mas também aos Ciganos, Negros e todos os não pertencentes da raça Ariana.
Os países que se envolveram no conflito, sofreram muita destruição e danos materiais, muitas vezes irreparáveis, cidades inteiras destruídas, vias de comunicação, infra-estruturas e indústrias destruídas.
Com o lançamento das bombas atómicas, o futuro das cidades de Hiroxima e Nagazaki ficaram comprometidos, uma vez que a radioactividade contaminou os rios, plantações e a população.
Antes do final da guerra, começaram as reuniões para pensar em medidas que pudessem solucionar os resultados do conflito, houveram grandes conferências, como as da Ucrânia e a da Alemanhã, de onde sairam decisões muito importantes para o Mundo:
Ainda antes do final da 2ª Guerra Mundial, que havia a ideia da criação de uma associação que assegurasse a paz entre todos os povos. Em S. Francisco, os representantes de 50 países juntaram-se para elaborar um rascunho da ‘Carta das Nações Unidas’, que foi assinada por 51 países e ratificada a 24 de Outubro de 1945 (data que marcou o nascimento da Organização das Nações Unidas – ONU).
A organização das Nações Unidas, tem como principais objectivos:
Os seus membros, em 1948, aceitaram a Declaração Universal dos Direitos Unidos, com o objectivo de impor, em todo o Mundo o respeito pela dignidade Humana, de homens, mulheres e crianças, sendo de qualquer etnia ou religião. Tendo sido criadas instituições especializadas, como a OMS, na saúde, UNESCO, na educação e cultura, a UNICEF, na protecção da saúde das crianças, e a FMI, FAO e GAT na educação.
Actualmente, tem 129 países-membros e já se envolveu em várias divergências entre países, procurando soluções pacíficas, sendo várias vezes enviadas tropas para lutar sob a bandeira das Nações Unidas (os Capacetes Azuis), tendo também um importante papel na manutenção da paz em zonas de guerra, na distribuição de alimentos e medicamentos e protecção de refugiados, e já apoiou 70 eleições nacionais e levando à independência de mais de 80 países.