O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


A molécula de DNA

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Lisa Vieira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Resumo/Apontamentos sobre a molécula de DNA, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano)...


A molécula de DNA

A unidade básica da molécula de DNA é o nucleotídeo de DNA ou desoxirribonucleotídeo.

nucleotídeo

Fig. 1 - Nucleotídeo

O grupo fosfato está ligado ao carbono 5’ da pentose e a base azotada ao carbono 1’.

Há 4 tipos de bases azotadas. As Púricas (Adenina e Guanina) c/anel duplo e as Pirimídicas (Citosina e Timina ) c/anel simples.

É constituída por duas cadeias de nucleótidos enrolados em torno de um eixo imaginário (dupla hélice).

As duas cadeias de DNA são antiparalelas pois à extremidade 5’ de uma liga se a extremidade 3’ de outra e vice versa. As duas cadeias estão ligadas por uma regra de complementaridade das bases azotadas ( duas pontes de hidrogénio para a adenina e a timina e três para a guanina e citosina ).

Análises quantitativas de moléculas de DNA mostraram que a quantidade de Citosina é igual à de Guanina e a de Timina à de Adenina (Regra de Chargaff).

Ela é universal pois a sua estrutura e composição química da molécula de DNA é igual em todos os seres vivos mas fonte de variabilidade pois com apenas 4 nucleótidos diferentes é possível haver um conjunto de combinações infinitas e fazer com que cada indivíduo mesmo dentro da mesma espécie seja único e nunca igual a outro ainda que algumas característica se repitam por exemplo entre irmãos no caso da espécie humana.



171 Visualizações 07/10/2019