Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Bernardo Alves e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre a vida e obra de Arquimedes, um grande filósofo da antiguidade, realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química (9º ano).
Arquimedes foi um grande filósofo da antiguidade. Nasceu em Siracusa por volta de 287 a.C. Interessou-se por outras áreas do conhecimento, sendo elas: a matemática, a física, a astronomia. Além disso foi também inventor.
Arquimedes foi um matemático, físico e inventor grego. Foi um dos mais importantes cientistas e matemáticos da Antiguidade e um dos maiores de todos os tempos. Arquimedes fez descobertas importantes em geometria e matemática, como por exemplo um método para calcular o número π (razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas, quer para uso militar, quer para uso civil. No campo da Física, ele contribuiu para a fundação da Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso princípio que leva o seu nome “Princípio de Arquimedes”. Ele descobriu ainda o princípio da alavanca e a ele é atribuída a citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
Hoje conhecemos muito pouco sobre a vida de Arquimedes e sobre a sua obra, já que muitos dos documentos originais foram destruídos. No entanto os romanos tinham muita admiração por ele e alguns historiadores deixaram textos em que descreviam aquilo que na sua época ainda se conhecia sobre a sua vida e obra. A maior parte destes textos são lendas e o pouco que se sabe sobre Arquimedes teve uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna, tendo influenciado, entre outros, Galileu Galilei e Isaac Newton.
Arquimedes fez várias descobertas em vários campos intelectuais. Na física: Descobriu a hidrostática, que enuncia-se: "Todo o corpo mergulhado total ou parcialmente em um fluido sofre uma impulsão vertical, dirigido de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado, e aplicado no centro de impulsão". É associada a esta descoberta uma histórica, porque na época de Arquimedes, havia um rei e esse rei tinha encomendado uma coroa de ouro puro, tendo pagado o preço correspondente ao seu pedido. O rei desconfiava que o ourives que lhe vendeu a coroa, o havia enganado e tinha juntado outras ligas metálicas à sua coroa, que não eram ouro. Por isso, pediu a Arquimedes que averigua-se se a sua compra real era ou não verdadeira dando um grande prémio pela descoberta e a morte pelo falhanço. Arquimedes ficou muito preocupado pelo facto de não saber como ver se a coroa era verdadeira ou não, até que um dia, quando estava no seu banho, ao entrar no recipiente de água, reparou que água transbordava quando ele entrava. Visto isto, Arquimedes começou a correr nu pela praça a dizer “Eureka, Eureka!” (“descobri, descobri!”). O seu princípio foi comparar o volume da coroa com os volumes de iguais pesos de prata e ouro, depois colocá-los num recipiente cheio de água, e medir a quantidade de líquido derramado.
Na área da matemática: descobriu como calcular a área do círculo; descobriu o valor de PI que continuou a ser o mais completo durante muito tempo. As suas descobertas matemáticas são demonstradas especialmente em várias obras suas: "Sobre as Medidas do Círculo";"A Quadratura da Parábola"; “Das Espirais”.
As suas invenções foram muitas e ajudaram a civilização ser mais “civilizada”. Temos alguns exemplos e suas utilizações: o Parafuso de Arquimedes, fazer água correr para cima; a Roldana e alavanca, levantar objectos pesados; catapultas e armas de guerra, proteger a pátria do inimigo; … Arquimedes foi o autor de mais invenções menos importantes, como a primeira representação do sistema Solar, um pequeno planetário.
Após a realização deste trabalho podemos concluir que Arquimedes foi um ídolo do passado que influenciou o futuro. Arquimedes descobriu várias coisas úteis para os dias de hoje e que influenciaram muitos cientistas que vieram depois dele. Obrigado Arquimedes.
Wikipedia (en.wikipedia.org)