O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Andreia Martins

Escola

Escola Básica e Secundária de Ourém

Buraco da Camada do Ozono

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Andreia Martins e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre as Causas da Rarefacção e do Buraco da Camada do Ozono, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano).


Causas da Rarefacção e do Buraco da Camada do Ozono

Rarefacção

A rarefacção tornou-se num dos maiores problemas ambientais do planeta, designada por buraco do ozono.0009

Causas do Buraco da Camada do Ozono

Em 1982 os cientistas descobriram um buraco na camada de ozono , por cima da Antárctida. Contudo, nos últimos anos detectou-se uma importante diminuição da camada de ozono, especialmente na Antárctida.

Buraco do ozono, na verdade não se trata de um verdadeiro buraco, mas sim de uma diminuição da espessura da camada. Os causadores desta diminuição da camada, já todos sabemos que tem a ver com a poluição, e desta o uso dos CFC (clorofluorcarbonetos), é o principal responsável.

Temos que tomar atenção aos produtos que utilizamos, escolher os produtos amigos do ambiente. Isto que estamos a falar não irá afectar só o futuro, como as alterações climáticas que já temos vindo a sofrer.

0010

São diversas as substâncias químicas que reagem com o ozono, destruindo-o. Mas em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozono, nada se compara ao grupo de gases designados  por clorofluorcarbonetos, os conhecidos CFC’s. Os clorofluorcarbonetos foram sintetizados pela primeira vez há cerca de 70 anos, entrando nos circuitos comerciais.

O ozono é uma forma alotrópica do oxigénio, sendo a sua molécula constituída por três átomos de oxigénio, enquanto o oxigénio vulgar é constituído apenas por dois.

Existem dois tipos de ozono: O Ozono bom (Ozono Estratosférico) que funciona como filtro 0011das radiações UVB muito energéticas. O Ozono mau (Ozono Troposférico) é um gás tóxico ,provoca problemas respiratórios e produz o efeito de estufa.

Qualquer alteração na camada de ozono pode modificar dramaticamente o clima. Quando os raios ultravioleta atingem a camada de ozono, muitos deles são reflectidos.

Os CFC lançados para a atmosfera sobem até à camada de ozono. Aí, as ligações moleculares são rompidas pela acção dos raios UV, ficando o cloro livre. O cloro destrói as ligações moleculares do ozono, o que deixa esta camada fragilizada e destruída, dando assim origem ao buraco do ozono que permite que as radiações ultravioleta atinjam a Terra.

0012Embora em quantidades muito reduzidas o ozono desempenha um papel muito importante na atmosfera.

As radiações ultravioletas que atingem a Terra podem agrupar-se em três tipos:

  • As raios ultravioleta C são absorvidos pelo oxigénio na mesosfera, não penetrando na estratosfera.
  • Os raios B são os mais perigosos para os seres vivos, e são quase na totalidade  absorvidos pelo ozono.
  • Os raios A, próximos do visível, são menos perigosos e atingem a troposfera.

A camada de ozono localiza-se na estratosfera entre os 17 km e os 26 km por cima das nossas cabeças, protegendo os seres vivos das radiações ultravioletas procedentes do Sol.

Se todos tomarmos consciência que individualmente podemos fazer algo pelo planeta, talvez um dia a camada de ozono venha a recuperar. Até lá iremos sofrer com os erros que já cometemos.

0013

ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!



28 Visualizações 12/08/2019