Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Cátia Jesus e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho (Relatório) cujo objectivo é extrair álcool a partir do vinho usando para isso a destilação fraccionada, realizado no âmbito da disciplina de Química (10º ano).
O objectivo desta experiência é extrair álcool (o mais concentrado possível), a partir do vinho, usando para isso a destilação fraccionada.
A destilação é a separação de uma mistura líquida nos seus componentes por meio de fervura seguida da condensação do vapor. Os vários componentes condensam a diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros.
Realiza-se uma destilação simples se o ponto de ebulição das substâncias a destilar fosse muito próximo.
O álcool pode extrair-se do vinho por destilação (álcool vínico ou espírito do vinho) ou de qualquer substância fermentada. Há outros álcoois que se extraem da aguardente do bagaço (álcool propílico) ou da beterraba (álcool butílico).
Fig.1) Esquema de montagem (ilustrado)
Fig.2) Esquema de montagem (real)
1º Fizemos a montagem de acordo com a figura 1;
2º Introduzimos o vinho (100 ml), e os pedaços de porcelana, no balão de fundo plano;
3º Abrimos a torneira de água fria de forma a renovar a água no condensador;
4º Aquecemos a mistura que se encontrava no balão de fundo plano;
5º Anotamos, na tabela, os resultados obtidos.
Realizamos uma experiência com o objectivo de extrair o álcool, a partir do vinho, utilizando a destilação fraccionada.
A destilação fraccionada é um processo utilizado em misturas homogéneas do tipo líquido - líquido.
O álcool pode extrair-se do vinho por destilação (álcool vínico ou espírito do vinho) ou de qualquer substância fermentada, nomeadamente aguardente do bagaço (álcool propílico) ou da beterraba (álcool butílico).
De 5 em 5 minutos nós visualizávamos e controlávamos os valores que apresentei na tabela acima (temperatura e quantidade de aguardente obtida).
Obtivemos 12.5ml o que foi um valor positivo visto que o objectivo era no mínimo 12ml.