O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Vitor Mina

Escola

Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito

Ergonomia

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Mina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho escolar dedicado ao tema da Ergonomia, realizado no âmbito da disciplina de Literacias (8º ano de escolaridade)...


Ergonomia

Introdução

O presente trabalho é sobre Ergonomia. Com este trabalho vamos apresentar alguns dos seguintes temas como: saúde e segurança no trabalho, posturas corretas e incorretas, equipamentos de proteção, Doenças do trabalho e Ginástica laboral. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa na internet com recurso ao guião Big6.

Saúde e segurança no trabalho: conceito

Segurança e saúde no trabalho podem ser entendidas como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.

A Lei-Quadro de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho faz impender sobre as entidades empregadoras a obrigatoriedade de organizarem os serviços de Segurança e Saúde no Trabalho.

Ergonomia - Conceito

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”.

Posturas corretas e incorretas

Trabalho em pé

A postura corporal correta significa a posição em que a pessoa mantem durante uma atividade que é recomendada por especialistas. Evitando dores e problemas na coluna, garantindo saúde através do funcionamento do corpo. A postura corporal incorreta pode causar futuras lesões articulares, dificultando a locomoção e provocando dores que analgésicos não resolvem.

Trabalho sentado

Depois de 15 minutos sentados de forma errada a sua musculatura das costas perde a sua atividade plena, a pressão no disco vertebral aumenta e você passa a se equilibrar pelos ligamentos da coluna. Isso significa que os ligamentos recebem todo o peso, além também das vértebras. As vértebras começam a se desgastar mais rápido, perdendo cartilagem onde tem maior pressão.

Equipamentos de proteção coletiva

O Equipamento de Proteção Coletiva – EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

Aqui estão alguns exemplos de EPC:

epc

Equipamentos de proteção individual

Equipamentos de Protecção Individual ou EPI são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos.

Exemplos de EPI

epi

Doenças do trabalho LMERT

A designação «lesões músculo-esqueléticas relacionadas ou ligadas ao trabalho» (LMERT ou LMELT) inclui um conjunto de doenças inflamatórias e degenerativas do sistema locomotor.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador.

Conclusão

Com este trabalho esperamos que tenham ficado a saber mais sobre o tema que nos foi proposto.

Com este trabalho ficamos a saber mais sobre a definição e legislação da Saúde e segurança no trabalho, o conceito de ergonomia, posturas corretas e incorretas, doenças do trabalho, doenças do trabalho e ginástica laboral.



48 Visualizações 03/06/2019