O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Ana Marta Silva Amaro

Escola

[Escola não identificada]

Factores Bióticos / Abióticos (Resumo de Biologia)

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Ana Marta Silva Amaro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Resumo/Apontamentos sobre o que são factores bióticos e factores abióticos, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano).


Fatores Bióticos

Os factores bióticos são as interacções que se estabelecem entre os seres vivos. Podem ser intra-específicas se os seres vivos envolvidos forem da mesma espécie ou interespecíficas, se ocorrerem, entre seres vivos de espécies diferentes.

As sociedades são grupos de seres vivos que estabelecem entre si interacções de cooperação. Um exemplo de insectos que vivem em sociedade são as abelhas.

A predação (ou competição) é uma interacção desfavorável para um dos seres vivos. Quando é intra-específica, denomina-se canibalismo.

Fatores Abióticos

tab0124

A luz é um factor indispensável ao funcionamento dos ecossistemas, uma vez que os seres vivos a utilizam para produzirem a matéria que são formados, nomeadamente as plantas através do processo da fotossíntese.

De uma forma directa ou indirecta, todos os seres vivos do planeta dependem da luz. As plantas e as animais ocupam diferentes habitats, desenvolvendo toda a sua actividade de acordo com a distribuição da luz solar



40 Visualizações 19/07/2019