O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Cláudia Berenguer

Escola

[Escola não identificada]

Organizações não Governamentais

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Cláudia Berenguer e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho escolar sobre as Organizações não Governamentais, realizado no âmbito da disciplina de Geografia (9º ano de escolaridade)...


Introdução

No âmbito da disciplina de Geografia foi-nos proposto fazer um trabalho sobre uma ONG (organizações não governamentais), o nosso grupo (Carolina Camacho, Cláudia Berenguer e Joana Noronha) decidiu trabalhar sobre a Cruz Vermelha Portuguesa. Neste trabalho iremos explicar o que é a cruz vermelha, o que fazem e os seus objectivos. Além deste trabalho também colocaremos a informação mais importante aqui falada numa cartolina para apresentar á turma.

Missão da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Portuguesa, instituição humanitária, não governamental e de utilidade pública, desenvolve a sua missão em obediência aos Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha, adoptados por unanimidade na XXª Conferência Internacional da Cruz Vermelha de 1965. Age em conformidade com as normas do Direito Internacional Humanitário, tendentes a garantir o respeito pela dignidade da pessoa humana, a favorecer a paz, a minimizar os efeitos negativos dos conflitos e a proteger a vida e a saúde.

Breve Historial

Fundada em 11 de Fevereiro de 1865 pelo Dr. José António Marques, a Cruz Vermelha Portuguesa tem cumprido as mais diversas missões humanitárias nos planos nacional e internacional. Em colaboração com organismos internacionais tem prestado socorros e assistência às populações de países assolados pela fome, guerra e outras situações de miséria.

O que faz a Cruz Vermelha

Acção Social:

A Cruz Vermelha Portuguesa tem como missão proteger a dignidade humana actuando, através da sua experiência operativa, junto dos mais vulneráveis. São desenvolvidas acções de luta contra a pobreza e de desenvolvimento social dirigidas a público-alvo e a comunidades em situação de exclusão e/ou em risco de exclusão social. São, ainda, executados, pela generalidade das Delegações, serviços e apoio a áreas da população mais vulnerável, nomeadamente, a idosos e a deficientes.

Saúde

Neste âmbito, desenvolvem-se programas de formação de primeiros socorros e de enfermagem, através da Direcção de Ensino de Socorrismo, da Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis. Ainda neste campo, é de salientar o serviço de transporte de doentes efectuado em viaturas especializadas das Unidades de Socorro e os tratamentos médicos prestados nos seus Postos de Socorros, dispersos por todo o País e no seu próprio Hospital, o qual utiliza os mais modernos meios de diagnóstico. Também foi criado o Lar Militar que assegura apoio médico-sanitário e bem estar psíquico e moral a grandes deficientes militares e civis, bem como prepara a sua inserção no mercado de trabalho, de acordo com o seu grau de deficiência e aptidões.

Pesquisa e Localização

Movimentações de populações, refugiados, prisioneiros e mor-tos fazem parte das consequências dramáticas de uma guerra. Estas são muitas vezes acompanhadas pela ruptura dos meios tradicionais de comunicação e da impossibilidade de as pesso-as se deslocarem livremente. Milhares de familiares são, assim, separados, sem notícias uns dos outros, e vivem na angústia de conhecer o paradeiro dos seus pais, filhos e irmãos desaparecidos e da vontade de se voltarem a reunir.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho criado por Henry Dunant tem, desde os primeiros tempos, como actividade a protecção das vítimas dos conflitos armados.

Cabe ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) dar particular relevância à diminuição do sofrimento moral que se instala entre as famílias que se encontram separadas.

Com este objectivo, o CICV criou a Agência Central de Pesquisa (ACP) cuja missão é, há mais de um século, tranquilizar, informar e restabelecer o contacto entre as famílias dispersas.

Conclusão

Com a realização deste trabalho ficamos com um conhecimento mais aprofundado sobre o que é uma ONG, neste caso a Cruz Vermelha. Foi um trabalho gratificante porque nos transmitiu o quanto é importante a Cruz Vermelha e todas as outras ONG, que contribuem muito para a vida de algumas pessoas.

Bibliografia

Internet:

www.cruzvermelha.pt/

Anexos

0021 0022



3 Visualizações 13/08/2019