O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Hugo Filipe Dias Ribeiro

Escola

Escola Secundária de Valongo

Relatório de Desenvolvimento de Processo

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Hugo Filipe Dias Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Relatório de Desenvolvimento de Processo (3º Período), realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto (12º ano)...


Introdução

Este relatório é realizado com o intuito de fazer uma reflexão aprofundada sobre o trabalho individual realizado no projecto, e toda a colaboração efectuada no grupo. Esta reflexão irá permitir que eu tome consciência do processo de execução efectuado ao longo do ano lectivo.

Uma reflexão sobre o que levou à apresentação do projecto final será realizada de modo a encontrar todos os passos importantes que foram dados para que o projecto fosse apresentado.

Fundamentação teórica

Dificuldades e soluções

Um dos primeiros obstáculos na elaboração do projecto foi a planificação do projecto, mais especificamente que medicinas englobar no conteúdo. Sempre defendi que se deveria abordar um grande número de medicinas mas só foram 18.

Depois de executar a minha parte do trabalho escrito, fiquei responsável de contactar entidades para colaborar com o grupo no projecto. O grande problema foi o desprezo demonstrado pelas entidades e que levou a que o número de contactos aumentasse.

Outra dificuldade foi a diferença de ideias que houve entre mim e os outros elementos do grupo fazendo com que a elaboração do projecto fosse mudando ao longo da sua execução, em que tive de aceitar ideias diferentes da minha.

Houve sempre pequenas dificuldades em todas as actividades mas com fáceis soluções. Afinal se não fossem as dificuldades a busca de soluções nunca seria tão benéfica, visto que faz cada elemento do grupo pensar e ter ideias que nunca surgiriam com a inexistência de obstáculos.

Aprendizagens

Devido ao trabalho realizado no projecto houve muitas aprendizagens que fiz. Conheci novas medicinas que nunca tinha ouvido falar e fiquei a saber tudo o que é necessário para as aplicar na cura de problemas de saúde.

A forma como elaborei o trabalho revelou mais uma vez a organização que tenho e que melhorei, já que fui muito criterioso na informação, organizei-a muito bem e sempre segui as tarefas organizadamente.

O tempo dispendido no projecto foi em grande parte aproveitado individualmente em casa para a realização do trabalho teórico e de cartazes. No entanto, todas as visitas efectuadas com o grupo e todas as aulas fizeram com que conhece-se melhor os meus companheiros e ganhasse mais confiança com eles.

Aprendizagens e o futuro

Na que espero que seja a minha vida académica as aprendizagens feitas a partir deste projecto não me servirão de muito, pois não tenciono seguir a área da saúde. No entanto, contarei sempre com as medicinas alternativas e com a forma como se aplicam para as usar em algum projecto académico.

Na minha vida pessoal estas medicinas serão úteis para que usar sem ter de me mover até um hospital ou médico para curar pequenas doenças. Profissionalmente, os efeitos da aplicação das medicinas alternativas permitirão com certeza uma maior capacidade para trabalhar e realizar tarefas relativas à profissão.

Avaliação

O meu trabalho para o projecto foi sempre bem efectuado e sempre cumpri as datas. No projecto realizei cinco medicinas para o trabalho teórico, nomeadamente medicina chinesa, dietoterapia, tai chi, homeopatia e técnica de Alexander. Também fiz o logótipo do projecto, o cartaz sobre a homeopatia e o panfleto da técnica de Alexander.

Esta contribuição para o trabalho foi importante porque apesar de não ser muito diferente do trabalho dos outros elementos do grupo, eu antecipei-me na sua realização, levando a que os meus companheiros tivessem uma referência para as suas tarefas. Assim, auto-avalio-me com 19.

Quanto aos outros elementos do grupo avalio a Jessica, a Mariana e o Tiago com 18 porque não revelaram tanto empenho nem interesse como eu ou a Márcia que avalia com 19, já que fez um trabalho muito semelhante ao meu.

O grupo neste projecto conseguiu interagir muito bem e todos sabiam o que fazer e o que os outros tinham de fazer. Todos cumpriram as suas tarefas apesar do empenho que lhe atribuíam. Considero que o desempenho de 1 a 100 foi cerca de 80.

Considero que o projecto teve mais aspectos positivos do que negativos. Aliás é muito difícil dizer aspectos negativos que o projecto teve. Mesmo assim, acho que se o envolvimento de entidades que trabalham nas medicinas alternativas no nosso projecto faria o projecto ser mais positivo.

Conclusão

Ao longo de todo o ano me esforcei para que o projecto fosse executado para que todos os elementos gostassem do que faziam. Apesar de alguns contratempos o trabalho teórico ficou concluído e a exposição será realizada.

Através deste relatório reflecti que o projecto não tinha só um objectivo de compreender melhor o tema mas como também desenvolveu em cada elemento do grupo valores que serão úteis no futuro.

Realizar um projecto que nos põe dificuldades, que nos leva a comunicar e a compreender novos conceitos é sempre bom para um aluno que só agora começa a verdadeira integração na sociedade.



16 Visualizações 22/07/2019