Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Daniela Lavinha e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a Revolução na Arte, realizado no âmbito da disciplina de História (9º ano).
Entre o final do século XIX e o ínicio do século XX, podemos dizer que sucedeu o “Apogeu da Arte”.
Nesta época quebraram-se todas as regras e convenções artisticas habituais herdadas do Renascimento.
Movimentos como o Expressionismo; Fauvismo; Cubismo ,Abstraccionismo, Futurismo e Surrealismo foram desenvolvidos por talentosos pintores como Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Paul Cézanne ...
Um Movimento Artistico é um estilo de Arte com uma filosofia e objectivos comuns, seguidos por um Grupo de pintores durante um certo periodo de tempo.
Desenvolvido na Alemanha na cidade de Dresden em 1904, o Expressionismo é definido pela deformação da realidade, para expressar mais destacadamente a Natureza e o Ser Humano; dando mais prioridade á expressão de sentimentos do que á Expressão Objectiva da Realidade.
Van Gogh, um grande pintor ,com a sua obra “O Grito” teve bastante influência neste Movimento.
“Rua de Berlim” Pintor Ernst Ludwig Kirchner, Ano 1913
Curiosidade - Origem do Nome: Do nome Original “Les Fauves” em Francês, significa “As Feras”; nome dado aos pintores não seguidores do Cânone Impressionista (movimento daquela época)
Originado em França, este Movimento é definido pela Simplificação das formas e pela redução do nivel de graduação das cores utilizadas nas obras.
Os temas das pinturas eram leves e retratavam a alegria de viver e não tinham qualquer intenção critica.
ambém não retratavam a realidade no total devido á não concordância das cores.
Pintores conhecidos influêntes no Movimento: Paul Gauguin, Paul Cézanne, Georges Braque, Henri Matisse, Andre Derrain Jean Puy , entre outros.
“La Desserte” Pintor Henri Matisse Ano 1908
O Cubismo foi desenvolvido principalmente pelos Pintores Pablo Picasso e Georges Braque entre os anos 1907 e 1914.
Este estilo retratava os elementos da Natureza em figuras geométricas ; representando todas as partes de um objeto no mesmo plano.
O que não permitia a Expressão Objectiva da Realidade.
Este movimentou passou por três fases:
“Homem no Café” Pintor Juan Gris Ano 1914
Este estilo representa a arte abstracta, as obras retratam elementos não identificaveis.
Existem dois tipos de Abstraccionismo:
“Gorge improvisation”, Pintor Wassily Kandinsky, Ano 1914, Abstraccionismo Lirico
Pintura Abstracta, Pintor Vassili Kandinski
O futurismo surgiu oficialmente no dia 20 de Fevereiro de 1909, quando Filippo Marinetti, um publicou o Manifesto Futurista no Jornal “Le Figaro”.
Os seguidores do Futurismo rejeitavam o Moralismo e o Passado; as suas obras baseavam-se na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológico do século XIX.
Estas baseavam-se em transmitir as transformações sociais, o dinamismo da vida e do futuro e destacar o movimento.
“Futur”, Pintor Giacomo Balla, Ano 1913
O Surrealismo surgiu nos anos 20 em Paris.
Este movimento é caracterizado por representar um conjunto de elementos abstractos e psicológicos, tal como livrar-se da lógica e da razão expressando o inconsiente e os sonhos.
O principal fundador do Surrealismo é o Poeta, escritor e critico francês André Breton que publica o primeiro manifesto surrealista.
“A persistência da Memória”, Salvador Dalí
O simbolismo surgiu em França no final do Século XIX com oposição ao Realismo e ao Naturalismo.
Os seguidores têm uma visão individual, transmitem o seu ponto de vista único através de Simbolos.
A partir da 1º Guerra Mundial verificou-se uma grande renovação da Poesia, especialmente a nivel de romances.
A obras voltaram a basear-se na Exploração do “Eu”, As memórias de vida pessoais/sociais do autor.
A poesia foi destacada pelo Simbolismo.
Principais escritores da época: Fernando Pessoa, Paul Éluard e Rilke T.S Eliot.
Primeira manifestação relacionada com o disign das Obras.
As primeiras mudanças em relação á Arquitectura apareceram com o Movimento de Arte Nova ligadas ás Artes Decorativas.
Novas técnicas desenvolveram-se tal como a técnica do cimento armado.
Nos Estados Unidos começaram a contruir os primeiros Arranha-Céus.
O principal passou a ser adaptar o edificio á função destinada e aos materíais utilizados, não sobre-carregando-o de decoração.
Em 1919, na Alemanha, Walter Cropius fundou uma escola de artes plásticas, chamada “Bauhaus” que teve uma influência enorme na Arquitectura Moderna.
Esta defendia a Unidade de Todas as Artes, e que deviam ser colocadas ao alcance do público.
Nesta escola desenvolveram o “Design”, onde concretizava o ideial da Democracia da Arte.
Aqui também desenvolveram a técnica de tirar partido da luz e de diferentes materiais e exploraram o uso das formas rectilineas e superficies planas.
Até que este começaram a ser perseguidos pelos Nazis e tiveram que imigrar para os Estados Unidos onde também concretizaram grandes projectos.
A principio do século XX, o meio cultural português estava restrito a Lisboa, Porto e Coimbra, e tornou-se mais activo.
O número de sociedades Culturais aumentou, bem como as Revistas Literárias.
O teatro e a ópera começavam a atraír as Classes médias e os jovens da época começavam a imigrar para as grandes cidades estrangeiras.
Teatro Nacional
Em 1915, um grupo de artistas, onde entrava Fernando Pessoa, Mário Sá-Carneiro e Almada Negreiros, agitou o Meio Cultural de Lisboa com a publicação da Revista “Orpheu”
Deve-se a este grupo a introdução dos movimentos da Vanguarda, o futurismo especialmente.
Estes passaram a ser conhecidos entre a sociedade pela designação genérica do Modernismo.
Capa da Revista “Orpheu”
Aprendemos bastante com este trabalho sobre a Revolução da Arte.
Gostámos imenso de o fazer e de aprender coisas sobre o passado, que originam o mundo em que vivemos hoje.
Ambas achámos este tema muito interessante.
Principalmente os sub-tema dos Movimentos e da Arquitectura.