Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Joana Santos e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a pintura: A Última Ceia de Leonardo Da Vinci, realizado no âmbito da disciplina de História (10º ano).
Assinala o fim da Idade Média e o princípio da Idade Moderna. Dão-se inúmeras transformações em áreas como a cultura, a sociedade, a economia, a politica e a religião, embora o termo seja utilizado mais frequentemente para designar as transformações nível das artes, da filosofia e das ciências.
Houve uma redescoberta e revalorização das referências culturais da Antiguidade Clássica. Os conceitos que melhor definem esta época são Humanismo e Naturalismo.
O Renascimento manifestou-se primeiramente em Itália de onde depois se difundiu praticamente todos os países da Europa Ocidental.
É um dos exemplos mais espantosos do renascimento, um dos maiores pintores de todos os tempos e possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.
Como obras mais importantes destacam-se a Mona Lisa e A Última Ceia. Estas foram as obras mais reproduzidas de todos os tempos.
“ A melhor pintura é a que revela os movimentos da alma através dos movimentos do corpo."
Encontra-se no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie em Milão. Foi mandada construir pelo Duque Ludovico Sforzza, para colocar nesse mesmo refeitório.
As dimensões do fresco são de 460x880 cm e é pintado a têmpera sobre a parede.
A pintura cobre parte de uma grande parede do refeitório, com isto o pintor pretende dar a ilusão de que a o local continua, dando assim uma maior profundidade á sala.
A pintura trata um tema habitual – Jesus anunciando a proximidade da traição. Toda a composição está centrada em Cristo pois o ponto de fuga da pintura é a cabeça dele.
Através da supressão de pormenores supérfluos , o pintor descreve a agitação, a interrogação, por parte dos apóstolos.
Este fresco é considerado a mais célebre representação da Última Ceia, servindo de referência para todas as outras obras realizadas depois.