Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Voleibol - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Nuno Chagas

Escola

Colégio Quinta do Lago

Voleibol

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Nuno Chagas e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre voleibol, um desporto jogado entre duas equipas num campo rectangular dividido por uma rede, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (8º ano).


O que é o voleibol ?

O voleibol é um desporto jogado entre duas equipas num campo rectangular dividido por uma rede. O objectivo do jogo é fazer a bola cair no campo do adversário, enviando-a por cima da rede e impedir que a bola caia no seu próprio campo. Cada equipa pode dar 3 toques na bola (não a mesma pessoa). A bola é colocada em jogo com um serviço: o jogador atira a bola enviando-a por cima da rede para o campo adversário.

A bola continua em jogo até que caia dentro do campo.

Os jogadores mudam de posição quando é a sua vez de lançar a bola, efectuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio.

Como se joga voleibol?

O voleibol  foi criado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objectivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços"(ACM),era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de Dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a FIVB. Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol da modalidade, apenas para homens. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a actualidade.

Regras de voleibol:

* Área de jogo

* Dimensões

* Composição das equipas

* Localização dos participantes

Área de jogo

A área de jogo compreende o campo de jogo.

Ele deve ser rectangular e simétrico, dividido por uma rede central

Dimensões:

O campo de jogo é um rectângulo que mede 18m x 9m, circundado por uma zona livre com, no mínimo, 3m de largura.

Composição das Equipas:

Uma equipa é constituída por no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico. Cada equipa tem a opção de registar, entre os seus jogadores, um jogador especializado na defesa  (Libero)

Banco de suplentes:

Os jogadores que não estão a jogar devem permanecer sentados no banco de reservas. O técnico e os outros membros da equipa devem estar sentados no banco de reservas, mas podem deixá-lo temporariamente para dar indicações. Os bancos de reservas das equipas ficam localizados em cada lado da mesa do apontador, fora da zona livre. Durante o jogo, os jogadores que não estão a jogar podem realizar um aquecimento sem bola na área que é determinada para esse fim. Durante os intervalos, os jogadores podem usar bolas para aquecimento na zona livre.

Gestos técnicos do voleibol:

O SERVIÇO

O serviço é o acto de pôr a bola em jogo pelo defesa direito, colocado na zona de serviço

Execução do Serviço:

  • A bola é batida com uma mão ou qualquer parte do braço, depois de ter sido lançada ao ar ou largada da(s) mão(s);
  • Só um lançamento de bola é permitido. Bater a bola no chão ou passar a bola de uma mão para a outra é permitido;
  • No momento de batimento da bola no serviço ou na impulsão, no caso de serviço em suspensão, o servidor não deve tocar no terreno (linha de fundo incluída) nem o solo no exterior da zona de serviço.

O Remate:

Cataque toda a acção de envio da bola para o campo contrário, com excepção do serviço ou do bloco. É permitida a colocação da bola, se o batimento na bola for claro, e a bola não for agarrada ou lançada.

O ataque é considerado efectivo (completado) no momento em que a bola passa completamente o plano vertical da rede ou é tocada por um adversário.

BLOCO:

O bloco é a acção dos jogadores colocados junto da rede para interceptar uma bola procedente do campo adversário, ultrapassando nessa acção a altura da rede. Apenas os jogadores avançados podem fazer bloco efectivo.

Tentativa de bloco – é a acção de blocar sem tocar na bola.

Bloco efectivo – o bloco torna-se efectivo quando a bola toca nele.

Bloco colectivo – um bloco é colectivo quando é realizado por um grupo de dois ou três jogadores próximos uns dos outros, sendo efectivo quando um deles toca na bola.



235 Visualizações 09/05/2020