Home » 3º Ciclo » 9º Ano » Geografia » Imigração
Imigração
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Joana Sara e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo do trabalho
Resumo/Apontamentos sobre algumas características da imigração, realizado no âmbito da disciplina de Geografia (9º ano)...
O que é a imigração?
Considera-se imigração todo o movimento de entrada de uma pessoa ou população num país, com a finalidade de aí residir e/ou trabalhar seja temporária ou permanentemente.
Quais as vantagens e as desvantagens da imigração?
Vantagens:
- Os imigrantes tem a possibilidade de procurar de uma vida melhor, com condições mais favoráveis, conhecimento de novas realidades e enriquecimento de mentalidade.
- Os imigrantes estrangeiros vem preencher os postos de trabalho que ninguém quer, vão para sectores que não se consegue recrutar mão-de-obra local.
- Melhorias na segurança social. Com estes novos contribuintes será possível assegurar as pensões do crescente número de idosos portugueses.
- Uma grande oportunidade para a economia portuguesa minorar a baixa qualificação da sua mão-de-obra e falta de produtividade. A entrada de milhares de imigrantes com níveis de qualificação muito acima da nossa média representa uma oportunidade, se o pais tiver capacidade para os integrar na sociedade e lhes encontrar outras ocupações em setores onde a sua qualificação seja mais útil.
- Fazem subir bens e serviços, contribuem para o aumento do produto interno bruto e para os cofres do Estado.
- A imigração continua a ter um papel importante no desenvolvimento económico e social da U.E.. No contexto de uma população trabalhadora cada vez mais envelhecida e em numero reduzido, o aumento dos fluxos migratórios são importantes para fazer face ás necessidades de uma união Europeia alargada.
- Os imigrantes são uma mais valia para Portugal, uma vez que contribuem para o aumento de natalidade.
Desvantagens:
- Abandono da terra natal, com possíveis consequências psicológicas e emocionais com encontro de desconhecidos pouco agradáveis.
- Más condições de trabalho.
- Horário de trabalho longo.
- Baixo estatuto no trabalho.
- Separação da família.
Um imigrante ilegal na Europa é uma mão-de-obra barata que pode ser usada em serviços de conveniencia e que leva ao abuso do Direitos Humanos.
Legalizar imigrantes clandestinos pode ser altamente encorajador para a vinda de muitos mais.
A existência de imigrantes ilegais no nosso país que não pagam impostos ou os que são legais mas que trabalham em condições ilegais e, por isso, não pagam impostos, não contribuem para os cofres do Estado.
Estado tem muitos encargos com ele, como por exemplo: providência cursos de português e centros de acolhimento e integração; programas escolares especiais para filhos de imigrantes em dificuldades de adaptação; os imigrantes que se envolvem na prostituição originam um perigo para a saúde pública e o aumento dos infectados com HIV/SIDA e, consequentemente, sobrecarregam certos hospitais que se encontram sobrelotados;
Quais os Perigos da Imigração Ilegal?
Para imigrar é preciso realizar todos os procedimentos diplomáticos exigidos pelo país para o qual pretende imigrar, pois a imigração ilegal pode causar diversos problemas.
Cada país possui leis específicas que definem como um estrangeiro pode trabalhar no seu território. O imigrante que for apanhado a trabalhar sem ter cumprido todas as formalidades, está a violar a lei e pode ser preso.
Após a prisão, na maioria dos casos, o imigrante ilegal é deportado para o seu país de origem. Mas essa deportação não ocorre de imediato, primeiro é realizado um processo judicial, de seguida, aguarda a manifestação do governo local para que obtenha recursos de forma a poder comprar a viagem de regresso. Nalguns casos, o imigrante fica preso por diversos meses, sem ter a quem recorrer até ser enviado de volta para seu país.
Quais os casos de exclusão social e económica a que um imigrante pode estar sujeito?
A imigração, relativamente ao país de acolhimento, pode traduzir-se numa falta de integração social. As minorias normalmente são alvo de preconceitos e sofrem situações de discriminações, que colocam os imigrantes numa situação de exclusão social e económica. Há uma certa desconfiança em relação a eles que os impedem de ascender socialmente nesses países e muitas vezes isso empurra-os para a pobreza.
A pobreza, numa perspetiva social, está associada a fenómenos de exclusão social e numa perspetiva política está relacionada com a ausência de direitos de cidadania.
Assim, sempre que não existe uma integração do imigrante no país acolhedor este está sujeito à exclusão económica e social.
334 Visualizações
09/08/2019