O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Vitor Mina

Escola

Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito

Evolução do Modelo Atómico

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Mina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre a evolução do modelo atómico, com apresentação de todos os modelos desenvolvido no passado.


Como evoluíram os modelos atómicos ao longo do tempo

modelo-atomico

Introdução

Com este trabalho pretendemos mostrar os diversos modelos atómicos que surgiram ao longo do tempo e os químicos que os conceberam. Esperemos que gostem.

A evolução do modelo atómico

Nem sempre o homem pensou que o átomo é como o conheces atualmente. Foi uma ideia que evoluiu ao longo dos anos. Apesar do primeiro modelo atómico ter sido apresentado já no séc. XIX, a ideia de que a matéria é feita de pequeníssimos corpúsculos surgiu há muito, muito tempo.

Como surgiu o átomo

Na Grécia Antiga, século V a.C., o filósofo grego Leucipo e seu discípulo Demócrito imaginaram a matéria como sendo constituída por pequeníssimas partículas indivisíveis - os átomos, como lhes chamaram. Concluiram que a matéria não poderia ser infinitamente divisível. Se a partíssemos variadas vezes, chegaríamos a uma partícula muito pequena, indivisível e impenetrável a que se denominou átomo. Como surgiu o nome “átomo”: Esta é uma palavra de origem grega que deriva de "a + thomos" , que significa "sem divisão".
  • Era uma ideia muito avançada para esta altura, mas não havia possibilidade de fazer observações que a pudessem apoiar.
  • Só muito mais tarde, com a evolução da tecnologia é que foi possível obter evidências experimentais.
  • Assim, esta ideia de que os átomos seriam pequenas partículas indivisíveis perdurou durante mais de vinte séculos!

Modelos Atómicos

Foram vários os modelos atómicos propostos ao longo do tempo, e o modelo atualmente aceite como válido chama-se modelo da núvem eletrónica. Vamos então ver de seguida as características de cada um desses modelos.

Modelo Atómico de John Dalton

Segundo o químico John Dalton, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisíveis estariam na origem da diversidade das substâncias conhecidas. Os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogéneas, indivisíveis e indestrutíveis. John Dalton foi um químico, meteorologista e físico inglês. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos. Nasceu a 6 de setembro de 1766  em Eaglesfield  e morreu a 27 de julho de 1844 em Manchester.
atomo

Modelo atómico de Joseph Thomson

Modelo atómico de Thomson é uma teoria sobre a estrutura atómica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do eletrão e da relação entre a carga e a massa do mesmo, antes do descobrimento do protão. O seu modelo diz que os eletrões estão dentro do átomo. Joseph John Thomson foi um físico britânico que descobriu o eletrão. Estudou engenharia no Owens College. De 1884 a 1919 foi professor em  Cavendish onde ensinou Física. Nasceu a 18 de dezembro de 1856 em Manchester e morreu a 30 de agosto de 1940.
atomo1

Modelo Atómico de Ernest Rutherford

O modelo atómico de Rutherford também conhecido por modelo planetário do átomo. Havia uma falha no modelo de Rutherford que mais tarde veio a ser corrigida por Neils Bohr. Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma finíssima lamina de ouro (de aproximadamente 0,0001cm) com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo,  e observou que, ao contrário do que era esperado, partículas atravessaram a folha de ouro e outras sofreram desvios. Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês naturalizado britânico, que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Nasceu a 30 de agosto de 1871 em Brightwater e morreu a 19 de outubro de 1937 em Cambridge.
atomo2

Modelo Atómico de Niels Bohr

O erro que Niels Bohr corrigiu no modelo de Rutherford foi o eletrão deveria emitir radiações e cada vez mais aproximar-se do núcleo, em uma órbita espiralada, até finalmente chocar-se contra ele. Niels Henrick David Bohr foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. Nasceu a 7 de outubro de 1885 e morreu a 18 de novembro de 1962 em Copenhaga.
atomo3

Modelo da nuvem eletrónica (modelo atual)

Este é o modelo atualmente aceite, tendo sido proposto na década de 1920, a par do desenvolvimento da mecânica quântica. No núcleo do átomo estão os protões e os neutrões, enquanto que os eletrões giram em seu redor.
atomo4

Conclusão

Com este trabalho ficamos a conhecer a evolução dos modelos atómicos e quem os criou. Esperamos que tenham gostado do trabalho.



47 Visualizações 16/06/2019