O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Inês Silva

Escola

[Escola não identificada]

Fórmulas Químicas das Substâncias Moleculares

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Inês Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre Fórmulas Químicas das Substâncias Moleculares, realizado no âmbito da disciplina de Química (8º ano).


Fórmulas Químicas das Moléculas

Para representar a constituição das moléculas e das substâncias moleculares utilizam-se as fórmulas químicas, também designadas por fórmulas moleculares. Estas fórmulas são obtidas a partir dos símbolos químicos dos elementos ou elemento que constitui a molécula. Por exemplo, a fórmula química da água é H2O - nesta fórmula é indicado que a molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. A fórmula química de uma substância molecular indica assim o número e tipo de átomos que formam a molécula dessa substância.

No quadro seguinte apresentam-se algumas fórmulas químicas de substâncias moleculares:

Substância Fórmula Química
Oxigénio O2
Água H2O
Enxofre S8
Cloro Cl2
Etanol C2H6O
Sacarose C12H22O11
Butano C4H10
Dióxido de Carbono CO2
Glicose CH2O

Além da fórmula molecular, as substâncias moleculares podem ainda ser representadas pela fórmula eletrónica também conhecida como fórmula de Lewis (exemplo: H●●O●●H) e a fórmula plana também conhecida como fórmula estrutural de Couper (exemplo: H-O-H).



18 Visualizações 22/10/2019